marcony r. santhiago

 

http://lattes.cnpq.br/4314181290873302

 

Dr. Marcony Santhiago é prof. Livre docente e orientador de doutorado na Universidade de São Paulo. 

Em 2020 foi reconhecido como um dos pesquisadores mais influentes do mundo em pesquisa realizada pela Universidade de Stanford.

 

Durante a Faculdade de Medicina realizou internato no setor de oftalmologia do Mount Sinai Hospital - School of Medicine - New York - NY. Residência em Oftalmologia no Hospital da Piedade no Rio de janeiro. 

 

Foi fellow cirúrgico em Catarata e Cirurgia Refrativa na Universidade de São Paulo (USP) onde ainda é pesquisador do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. 

Obteve os títulos de Livre Docente (2020), Doutorado (2011) e Pós Doutorado (2014) em oftalmologia pela Universidade de São Paulo.  Realizou ainda fellow em Córnea e Cirurgia Refrativa no Cole Eye Institute, Cleveland Clinic, Cleveland OH durante os anos de 2009 a 2012, onde também completou pós doutorado em Ciências Visuais pela Cleveland Clinic Foundation. 

 

No final de 2015 fundou o curso REFRATIVA R.I.O. um detalhado empreendimento em educação por onde já passaram mais de 2500 cirurgiões oftalmologistas vindos de todo mundo.

Além de consultório e centro cirúrgico sua perspectiva acadêmica tem como principais linhas de pesquisa os fatores de risco para ectasia em candidatos a cirurgia refrativa, formas de detecção precoce e tratamento de ceratocone, cicatrização da córnea, mudanças estruturais e biomarcadores em pacientes com ceratocone, crosslinking e inovação em diferentes campos.

E seu dedicado trabalho tem sido reconhecido internacionalmente. 

Ganhou os importantes Troutman Award (2012), Waring Memorial Award (2017) e Kritzinger Award (2020), tendo sido o único a acumular os 3 principais prêmios conferidos pela International Society of Refractive Surgery e pela American Academy of Ophthalmology por reconhecido mérito científico e relevante contribuição em cirurgia refrativa. 

 

Dr Marcony Santhiago ganhou ainda AAO Achievement Award conferido pela American Academy of Ophthalmology, ISRS Recognition Award conferido pela International Society of Refractive Surgery, grande Prêmio Miguel Lafer pela maior produção cientifica entre todos os oftalmologistas da USP, Latin America Research Award in Cornea conferido pela Pan-American Association of Ophthalmology, além dos prêmios de melhor vídeo científico (Best Scientific Video Award) na Academia Americana de Oftalmologia, Best Paper of Section Award e Poster Winner Award pela American Society of Cataract and Refractive Sugery, Gold Medal por relevante contribuição para Oftalmologia Global conferido pela Sociedade Indiana de Implantes Intraoculares e Cirurgia Refrativa, prêmio Milu Vilela de Incentivo a Pesquisa da Universidade de São Paulo, Melhor trabalho científico do Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 

Em 2017 foi reconhecido pela renomada publicação The Ophthalmologist, como um dos 40 oftalmologistas mais influentes no mundo, com menos de 40 anos. Neste mesmo ano lançou seu 1o livro com o título CIRURGIA REFRATIVA. Este livro, que tem 80 capítulos, bateu todos os recordes de venda da editora e em breve terá uma nova edição.

 

Idealizador do conceito de Percentual de Tecido Alterado PTA, é revisor dos mais importantes periódicos em Oftalmologia no mundo. Apresenta mais de 150 trabalhos científicos publicados em revistas indexadas internacionais e mais de 30 capítulos de livros. 

Atualmente é docente da pós graduação (orientador de doutorado) da Universidade de São Paulo (Atualmente orientando mais de 10 alunos pela Universidade de São Paulo USP).  Desde 2017 é também professor adjunto da University of Southern California (USC) em Los Angeles, CA. 

 

É membro do Editorial Board e Editor responsável pelo Consultation Section do Journal of Cataract and Refractive Surgery JCRS, membro do Editorial Board e Associate Editor do Journal of Refractive Surgery JRS, membro do Corpo Editorial do Arquivos Brasileiros de Oftalmologia ABO. Foi ainda Editor Chefe da Revista Brasileira de Oftalmologia RBO, Diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa BRASCRS e Diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Oftlamologia. 

É um dos diretores do programa de Refrativa da Academia Americana e da International Society of Refractive Surgery (ISRS). Foi o membro eleito mais votado para o conselho deliberativo da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Fora da oftalmologia, ele tem um interesse particular pela inovação, tendo colecionado cursos de longa duração em diferentes áreas na Harvard Business School, no Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Sloan School of Management do MIT.

 

Dr. Marcony Santhiago acredita que o trabalho diário e o comprometimento tem o incrível poder de transformar seus sonhos em realidade.

Screenshot 2020-03-27 18.55.49.png